__
___
3-METODOLOGIA
5- ORÇAMENTO
_____
__________________________________
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ THEODORA
DIRETORA: MARIA SOLANGE, VICE DIRETORA: MARIA DE JESUS, COORDENADORA: EDINALVA, ORIENTADOR: ERIOSVANDO, PROFESSORA RESP. PROJETO: ROSINHA
PROJETO Meio Ambiente em Quadrinhos Público a ser envolvido: equipe escolar, comunidade (familiares e amigos dos alunos) de 5ª a 8ª séries. Mídias e material a serem utilizadas: Cd com músicas, material impresso (gibi), computador (para elaboração do projeto, televisão e aparelho de DVD e DVD com histórias da Turma da Mônica e outras, programa Hagáquê, papel xamequim, tinta colorida para impressão, caderno, tesouras, colas, canetas e lápis. Objetivos: • Trabalhar Histórias em Quadrinhos (HQ) e suas peculiaridades (balões, linguagens utilizadas, desenhos, fotografias, dentre outras) com os alunos; • Provocar no aluno a curiosidade sobre como podemos proteger a natureza; • Proporcionar aos alunos momentos divertidos ao lerem as Histórias em Quadrinhos (HQ) do Chico Bento, bem como ao assistirem ao desenho animado; • Mostrar ao aluno que a Preservação da Natureza é um assunto sério e pode ser tratado de diversas maneiras, inclusive em Histórias em Quadrinhos; • Incentivar os alunos a criarem uma História em Quadrinhos com sugestões de proteção ao meio ambiente; • Contrastar informações que os alunos já sabiam sobre o meio ambiente com as que eles aprenderam através do projeto; • Formular conceitos sobre a preservação do meio ambiente para produzirem suas histórias em quadrinhos (HQ) com sugestões de proteção. Justificativa: a preservação do meio ambiente é um assunto fundamental para os dias de hoje. Com o auxílio das HQ e o programa Hagáquê, os alunos entenderão ainda mais o assunto, percebendo a necessidade de se proteger o meio ambiente. As tecnologias escolhidas para a realização deste projeto servirão como uma ferramenta para a complementação dos ensinamentos e das trocas de informações entre todos os envolvidos no projeto. Metodologia: O projeto será realizado da seguinte maneira: • Explorar as peculiaridades da História em Quadrinhos (tipos de balões, desenhos, quadrinhos, etc.); • Debater sobre a importância de se cuidar do meio ambiente, uma vez que estamos vivenciando tragédias provindas das chuvas, das secas, dos ventos, dentre outros; • Assistir desenhos animados do Chico Bento, da Mônica e outros. Após esse momento numa Roda de Conversa, questionar os alunos sobre quais conhecimentos sobre o meio ambiente foram abordados no desenho animado. Através deste desenho animado, pode-se explorar também a noção de extinção de muitos animais de nossa fauna. • Selecionar Histórias em Quadrinhos como as do Chico Bento, explicando aos alunos que o Chico é um garoto bom e que pensa muito em proteger o planeta em que vive. Chico Bento cuida e protege os animais, não polui os rios e defende, com muita garra, a natureza. Dessa forma, Chico Bento é um exemplo de como devemos ser para cuidarmos do Meio Ambiente; • Em grupos, os alunos lerão as HQ, para que troquem informações. Cada aluno terá acesso a todas as HQ selecionadas; • Novamente, numa Roda de Conversa, os alunos dialogarão sobre as idéias do Chico em proteger a natureza. O educador sempre estará mediando esses diálogos; • Elaborar HQ com sugestões de como podemos preservar o meio ambiente. Para que fiquem mais motivados, a atividade poderá ser feita em grupos; • Expor as sugestões no mural do pátio, para que todos os alunos da escola, bem como a equipe escolar e a comunidade, possam ler as sugestões de como cuidar do nosso planeta. Dessa forma, poderão seguir as orientações das Histórias em Quadrinhos e nosso Planeta Terra estará em boas mãos! Período de realização: 1 semana em outubro de 2011. Critérios de avaliação: a avaliação será constante, durante a realização das atividades. O educador deverá perceber o envolvimento e a motivação dos alunos no projeto. Dessa forma, o educador poderá mudar sua conduta no projeto, dinamizando as atividades e empenhando-se para dar significado e sentido na realização deste projeto; Forma de socialização das produções: exposição das Histórias em Quadrinhos no mural da escola, trocando informações com os demais professores sobre as atitudes dos alunos acerca dos trabalhos expostos e de como está repercutindo o tema trabalhado. Todos poderão ter acesso aos textos produzidos pelos alunos. Referências utilizadas: |
ESCOLA M. E. F. M. IRMÃ THEODORA
FEIRA DO CONHECIMENTO
CULTURAL TECNOLOGICO E CIENTIFICA
GEOMETRIA NO COTIDIANO
· Caracterização do Ploblema e Justificativa
Busca do conhecimento matematico “Geometrico” é tambêm o conhecimento de alunos e a comunidade em geral com realização do sonho da casa propria e partindo da forma das materias primas até a as formas da casa pronta
· Objetivos Gerais:
Fazer que o aluno juntamente com a comunidade se familiarize com a geometria que os envolve no dia-a-dia e em geral não e percebida.
· Objetivos especificos:
Mostrar os componentes das formas geometricas, lados, angulos, area, perimetro, raio, perpendiculares e etc.
· Metodologia
-Uma aula discursiva com os alunos buscando as formas das casas de cada um e vinculando dadso geometricos as mesmas.
- Escolha pelos alunos de algumas casas para serem fotografadas. É Tambem itens do dia a dia para serem expostos.
- Ouvir a comunidade no momento da exposição e descubrir e debater sobre as formas do seu cotidiano.
· Cronograma
- Uma explanação sobre formas geometricas e debate com os alunos
- Escolha de algumas casas e materias primas da confecção das mesmas para serem fotografadas.
- Visita ao projeto minha casa minha vida em execução na cidade
- organização e catalogação das informaçãoes colhidas
- Construção de maquete, cartazes, modelos geometricos com diversas tecnicas, Dobraduras( buscar colega para apoio)
· Orçamento
- Revelação de fotos
- Materiais p/ maquetes e cartazes
- isopor em folhas e em esferas,
- cola isopor-papel-e quente,
- papel laminado de varias cores
- palitos de espetinho
- Palito de dente
- cartolinas
- Pinceis Diversas cores
· Bibiografia
__________ IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ THEODORA
TÍTULO DO TRABALHO: REINO DAS PLANTAS: ANGIOSPERMAS E SUA IMPORNTANCIA NA VIDA DOS SERES VIVOS
NOME DO PROPONENTE: PROFA. DÉBORA RODRIGUES DE CARVALHO E FRANCISCA DAS CHAGAS BARROS DE MORAIS.
1- JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como finalidade mostrar aos alunos e a comunidade escolar a importâncias das angiospermas e seus usos numa alimentação mais saudável e conscientiza-los sobre o possível desperdício de alimentos que ocorre diariamente tanto sem seus lares quanto na escola e quais as maneiras de evita-los.
2- Objetivo Geral
Promover o conhecimento sobre o reino das plantas em especifico as angiospermas, suas características e usos na alimentação desenvolvendo a capacidade de questionamento e de investigação sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos no cotidiano e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo.
Promover o conhecimento sobre o reino das plantas em especifico as angiospermas, suas características e usos na alimentação desenvolvendo a capacidade de questionamento e de investigação sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos no cotidiano e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo.
2.1-Objetivo Específicos
- Promover aos alunos o conhecimento sobre as angiospermas através de pesquisas
- Promover aos alunos o conhecimento sobre as angiospermas através de pesquisas
- Mostrar aos alunos as características das angiospermas e seus usos na alimentação através de aula expositiva;
-Favorecer a conscientização sobre a produção de alimentos derivados das angiospermas;
-Promover a realização de projetos de reutilização de alimentos que seriam descartados no lixo;
-Valorizar a utilização da culinária típicas da nossa cultura;
3-METODOLOGIA
- Os alunos deverão participar ativamente das seguintes atividades relacionadas ao tema:
- Realizar pesquisas sobre o tema;
-Confeccionar materiais: painel com fotografias representando o desperdício de alimentos na escola, canteiros para plantação de sementes, etc.
- Produzir comidas típicas utilizando alimentos derivados de angiospermas;
-conseguir mudas de espécies de angiospermas entre a escola e a comunidade;
- Montagem e apresentação da sala temática.
4 - CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido em três etapas:
Etapa 1: 18 a 25 de Outubro: Pesquisa e divisão de tarefas;
Etapa2: 26 de Outubro a 04 de Novembro: Confecção dos canteiro e plantação de sementes, produção do mural e cartazes paralelo a estudos relacionados ao tema;
Etapa 3: 05 a 11 de novembro: Agrupamento dos materiais selecionados e confeccionados e por final organização e apresentação da sala temática;
5- ORÇAMENTO
Para confecção das pequenas hortas serão necessários:
-Caixotes de madeira ( oficio para conseguir no supermercado)
- sementes dos mais variados tipos (milho, feijão, hortaliças etc)
- adubos
-pregos pequenos
Para confecção do mural sobre desperdício de comidas:
-revelação de fotos que representa o desperdício de comida na escola e na comunidade.
-2 folhas de isopor
-alfinetes
-Cola
- tesoura
-pinceis de varias cores
-6 papel cartão verde e 3 vermelho
-papel chamex colorido
-copos descartáveis de café
- colherinhas de sorvete
E. M. E. Fundamental Irmã Theodora
Feira Cultural, Científica e Tecnológica
Turma: 8º B
Orientador: Profº Carlesom Piano
Tema: A trigonometria como ferramenta para o conhecimento da floresta em pé na região marabaense.
Justificativa
Nos últimos anos o mundo tem ficado alerta aos efeitos que a devastação ambiental sem precedentes tem causado ao planeta. As variações climáticas em nível mundial têm sido o fator que provocou esse estado de desconfiança. Com o El Niño, atividades como o desmatamento, as queimadas, o aumento dos gases de efeito estufa, a emissão de poluentes no ar etc. intensificaram as mudanças do clima e o aquecimento global. Na Amazônia as conseqüências têm se revelado trágicas e imagináveis como rios inteiros deixando seus leitos expostos ao sol e menor incidência ou quase ausência de chuvas.
A derrubada das florestas pode ser citada como uma das ações humanas que mais tem agredido ao meio ambiente. Com o desmatamento o solo, os rios, a fauna, a flora e o clima são afetados diretamente. O principal motivo que contribui para que a floresta amazônica seja derrubada de forma desmedida é a ação de grandes madeireiros, que tem sido apoiada por grande parte da população local, uma vez que estas praticamente desconhecem outros valores que a floresta em pé possa ter, principalmente o econômico. Assim, cabem as instituições sociais promoverem ações que possam disseminar o conhecimento de novas formas de aproveitamento da floresta, dos seus serviços ecológicos. A realização do projeto se dar a partir da necessidade de conhecer mais acerca de espécies florestais existentes no município, uma vez que a cada ano que se passa aumenta a lista de madeiras de lei ameaçadas de extinção.
Objetivo
No nosso município a escola tem o papel de propiciar aos alunos um conhecimento menos supercial sobre as florestas, já que a região convive com as duas realidades: o desmatamento e as florestas em pé. A escola tem a responsabilidade de fazer com que o conhecimento por ela ensinado tenha de fato importância para os alunos. O objetivo desse projeto é destacar as características das principais espécies de madeira de lei existente na nossa região, como: calendário, densidade, altura e volume de madeira das arvores além dos nomes populares e científicos.
Metas
Promover a socialização do conhecimento escolar, associando o conhecimento científico com o empírico por meio de pesquisa, e buscar conhecer mais sobre as espécies de lei que compõem a nossa floresta através um inventário florestal. Realizando uma ação que amenize o distanciamento entre o discurso e a realidade, entre escola, sociedade e meio ambiente.
Metodologia
Para se calcular a altura de árvores utiliza-se como ferramenta conhecimentos de trigonometria como seno, cosseno e tangente. A trigonometria é o ramo da matemática que estuda as relações métricas no triângulo retângulo. Sua aplicação no cálculo de alturas necessita do uso de um instrumento auxiliar: o teodolito.
As noções de trigonometria e a confecção do teodolito alternativo serão feitos em sala de aula. Alguns alunos da turma irão coletar dados em pesquisa de campo juntamente com o professor. Ressaltando que todos os cálculos serão realizados em sala de aula. Outras informações como nome científico das espécies serão obtidas por meio de pesquisa bibliográfica feita pelos alunos. De volta a sala de aula os dados serão devidamente sistematizados e analisados. A apresentação do projeto ocorrerá da seguinte maneira: Introdução ao assunto devastação ambiental, sobre o desmatamento e as espécies de lei, o uso do teodolito, um levantamento histórico das arvores e sua comercialização, alguns exemplos criados e resolvidos pelos alunos, e dados expostos das principais arvores em extinção da nossa região.
Cronograma
20/ 10 a 26/10 – Introdução ao assunto com os alunos, dividir a turma em equipes, pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo e entrevistas (coletas de dados) juntamente com o IBAMA.
27/10 a 02/11 – Confecção do teodolito e cálculos necessários em sala de aula, análise e organização da pesquisa, exposição do trabalho nos materiais necessários.
03/11 a 09/11- Preparação final para a apresentação da pesquisa.
10/11 – ensaio da Apresentação final
11/ 11- exposição do trabalho para o publico
Materiais necessários
· Cartolinas, lápis de cor, pincel, transferidor, canudos, alfinetes, trena, data show, papel microndulado, imagens da floresta e etc.
_________PREFEITURA MUNICIAPAL DE MARABÁ
ESCOLA M. E. F. M. IRMÃ THEODORA
FEIRA DO CONHECIMENTO
CULTURAL TECNOLOGICO E CIENTIFICA
“CARAJÁS JÁ, 77”
Professores coordenadores: Airton Souza;
Karina;
Esmeralda
· Caracterização do Ploblema e Justificativa
O projeto “CARAJÁS JÁ, 77”, visa estimular uma consciência política e social para um BRASIL melhor. Mostrando a comunidade em geral a importância da Divisão do Pará, para mais dois estados.
“CARAJÁS JÁ, 77” visa sanar dúvidas quanto ao processo emancipatório, pretendendo de forma dinamica apresentar as possiveis mudanças, com beneficio (é claro) para a sociedade paraense.
· Objetivos Gerais:
O projeto “CARAJÁS JÁ, 77” apresentado como parte do processo de Divisão do Pará estará direcionado para toda a comunidade marabaense.
Espera-se com a realização do projeto, a comunidade diretamente envolvida possa ter consciência de sua escolha no PLEBISCITO, que acorrerá em dezembro de 2011.
· Objetivos especificos:
- Estimular a consciência política;
- Conscientizar para os beneficios da Divisão do Pará;
- Apresentar “possiveis” mudanças positivas com a Divisão do Pará;
- Coletar dados de pesquisa de opinião pública;
- Mostrar o Pará hoje;
- Apresentar dados da real situação do Pará (violñeica, sáude, educação, lazer etc)
· Metodologia
A metodologia do projeto “CARAJÁS JÁ, 77” estará voltado para a pesquisa de campo, com coleta de dados, recolhimento de materiais para exposição, apresentação de vídeo/documentário e simulação de uma votação.
O projeto envolverá os alunos da escola através de pesquisas e discursões a cerca do tema para uma futura exposição para a comunidade.
· Cronograma
Pesquisas | Confecção de material | Confecção dos murais | Ensaio Geral |
24 a 29 de outubro | 07 a 10 de novembro | 10 de novembro | 10 de novembro |
· Orçamento
- Camisa do Projeto
- Data-show (OK)
- Computador (OK)
- Jornais e Revistas
- Faixa de TNT
- 04 murais (OK)
- 30m de TNT
- Cola quente
- Palpel cartão – Amarelo e Verde (12 folhas, 06 de cada)
- Tesouras (04unidades)
- Fotografias do Pará (OK)
- Bandeira de Carajás
- Urna Eletrônica
- Caixa de som amplificada
- Fichas de Votação
- Tenda
OBS: Os itens que estão OK é que já forma confirmados para a realização do projeto.
· Bibiografia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FACULDADE DE BIOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MODALIDADE À DISTÂNCIA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ THEODORA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ÁGUA AZUL
Equipe: Alice Gomes da Silva - Matrícula: 0720038907
Divino Carlos Moreira – Matrícula: 0720034907
Luana Pinheiro Lima
Maria Rosivan Soares da Silva - Matrícula: 07201000907
Sandra Cristina Lima - Matrícula: 0720035907
Professores colaboradores da Escola Irmã Theodora
Maria do Carmo
Lucy Silva
Maria de Jesus
Projeto de Extensão Meio Ambiente
Prioridade na Educação
Marabá – Pará
Maio – 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FACULDADE DE BIOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MODALIDADE À DISTÂNCIA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ THEODORA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ÁGUA AZUL
Alice Gomes da Silva
Divino Carlos Moreira
Luana Pinheiro Lima
Maria Rosivan Soares da Silva
Sandra Cristina Lima
Maria do Carmo
Lucy Silva
Maria de Jesus
Projeto de Extensão Meio Ambiente
Prioridade na Educação
Trabalho apresentado ao Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará – Campus do Sul e Sudeste do Pará, como requisito para a obtenção de Carga Horária.
Marabá – Pará
Maio – 2011
1. JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem a preocupação de contemplar pontos relacionados ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso e sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra, a escola realiza esse projeto, destacando as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser instintiva e vir de dentro para que ela possa de fato acontecer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na sustentação dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas pode representar muito para o planeta.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá um espaço em branco na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
Na maioria das vezes, a criança desenvolve com mais suscetibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a Educação Ambiental, abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao exercício de desenvolvimento existente nas afinidades sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Deste modo, este não é um ato separado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
Não adianta um aluno tirar nota boa nas avaliações e continuar atirando lixo nas ruas, na escola ou em qualquer outro ambiente, pescar peixes prontos para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação prejudicial, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem.
Podemos perceber desta forma, que há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no cotidiano, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Portanto, precisamos desenvolver a valorização da vida, facilmente voltaremos a nos unificar com a natureza e logo procuraremos resguardar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é conectado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, perdemos esse vinculo.
O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática na sucessão dos dias, através de pequenos atos, que darão início as grandes mudanças que devem ser assumidas por todos neste século para garantir um futuro para nossos descendentes.
2. OBJETIVO GERAL:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e em relação ao próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade tenha um ambiente sustentável, garantindo a vida na Terra.
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Buscar parceria com a SEMA e SEAGRI.
*Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema;
*Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar;
*Sensibilizar as respeito do nível de dependência em relação à energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
*Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
*Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual. Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
* Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
*Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
*Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
*Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.
*Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
3. METODOLOGIA:
O projeto Educação Ambiental será apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto, explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo. A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o projeto que poderá ser o ponto de partida para solucionar antigos problemas a respeito do meio ambiente.
4. RECURSOS E MATERIAL:
· Procurar ajuda de órgãos, como a SEMA, SEAGRI para ministrar palestras e oficinas na escola;
· b) Criação de ações para arborização e recuperação da área da escola.
· c) Implantação de programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
· d) Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc;
· e) Elaboração, apresentação e distribuição folders, textos;
· f) Oficinas (sabão, sacolas, etc). Essa oficina será realizada pela professora Lucy;
g) Palestras;
· h) Trilha ecológica;
· i) Visita ao aterro sanitário – lixão. Somente em agosto essa etapa do projeto.
·
Obs: Apresentação de painéis e de material reciclado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente. Assistir documentários. Assistir filme da aula de campo no parque Zoobotânico, Trabalho de campo. Doação de mudas de plantas para a comunidade na semana do meio ambiente.
5. AVALIAÇÃO:
Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada a educação ambiental: Haja a mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar. O exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade; A avaliação ocorrerá de forma qualitativa.
6. CRONOGRAMA:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: MAIO/JUNHO a. Elaboração do projeto. b. Apresentação do projeto para os professores. c. Observação do entorno escolar pelos alunos. d. Sistematização das observações. e. Apresentação do projeto aos alunos. f. Reunião com parceiros técnicos e elaboração do cronograma para a preparação do terreno e plantio de grama, árvores e flores no jardim. g. Reciclagem de lixo e de garrafas pet. h. Oficinas de reciclagem com a SEMA ( 06 de maio) e SEAGRI (20 de maio) . i. Palestra da água (23 de maio). j. Palestras educativas. k. Confecção de brinquedos com material reciclado pelos alunos e professores do projeto. l. Dia da limpeza do lixo do terreno da escola (27 de maio). m. Doação e palestra sobre educação ambiental no dia da família na escola, (28 de maio). n. Culminância do projeto: na semana do Meio Ambiente: 05 de junho, dia do meio Ambiente. |
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. BRASIL, Constituição (1988). Constituição de 1988: Texto Constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Ementas Constitucionais nº 1/92 a 19/98 e Ementas Constitucionais de Revisão nº 1ª6/94. _ Ed. Atual. Em 1988. _ Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988.
6. JACOBI, P. ET al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA.1998. p.27-32.
7. Wikipédia, Enciclopédia livre. Página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marabá. Acesso em 23 de janeiro de 2010.
8. Wikipédia, Enciclopédia livre. Página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marabá. Acesso em 13 de abril de 2011.
9. WWW. Ecologizar.com.br mandrib@uol.com.br
8. ANEXOS:
MATERIAL RECICLADO: FILTRO, COPOS E ESFRIADOR DE ENERGIA
RECEITA ALTERNATIVA E NUTRITIVA
Geléia de Goiaba e de Amora
10 xícaras (chá) de suco de goiaba ou de amora
6 xícaras (chá) de açúcar cristalizado
¼ xícara (chá) de suco de limão
Preparo do suco de goiaba:
Escolher goiabas maduras, bem firmes. Cortar ao meio e com uma colher tirar as sementes. Com as frutas fazer compota e com a parte das sementes fazer a geléia.
Para um quilo de massa colocar uma xícara (chá) de água e levar ao fogo por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Coar num pano fino, sem apertar, para a geléia ficar transparente ou coar em peneira, para uma geléia mais consistente.
Levar ao fogo o suco com o açúcar e limão. Deixar ferver por 40 minutos, retirando a espuma até dar o ponto de geléia. Colocar, ainda quente, em vidro esterilizado, fechar bem e colocar o vidro com a tampa para baixo. Quando esfriar, voltar à posição normal e esperar solidificar.
Para geléia de amora: usar as mesmas medidas da geléia de goiaba e o mesmo processo.
_____________________________________________________________________________
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁSECRETARIA MUNICIPALDE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ THEODORA
PROJETO
PRESERVAÇÃO, RECICLAGEM, COLETA SELETIVA DO LIXO E CONSERVAÇÃO DA ESCOLA
Marabá – Pará
2010
Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Theodora
Diretora: Maria Solange de Santana Moreira
Vice-diretora: Maria de Jesus Rodrigues
Coordenadora pedagógica: Edinalva Coelho
Orientador Educacional: Eriosvaldo B. Vilas Boas
Colaboradores: Equipe docente, gestão escolar, funcionários de apoio e alunos.
Projeto: preservação, reciclagem, coleta seletiva do lixo e conservação da escola
Ambiente limpo não
e aquele que mais
se limpa,Mais aquele
que menos se suja..
Justificativa
Faz-se necessário e urgente a realização de um trabalho de conscientização de toda comunidade escolar, tendo em vista que todo patrimônio público da escola Irmã Theodora está recebendo no segundo semestre de 2010 uma reforma e sabendo da importância deste patrimônio na formação e crescimento desta comunidade escolar e que preservar o mesmo é um dever de todos, conclamamos professores, alunos, pais e demais atores sociais a se empenharem na preservação deste ambiente com o objetivo de mantê-lo limpo, organizado e conservado para um bom convívio social.
Objetivo geral:
Despertar nos alunos e demais usuários do espaço escolar a compreensão das questões de depredação deste ambiente, e as atitudes em relação a elas, a partir do cotidiano escolar vivenciado pelo próprio alunado e transformar praxes destrutiva em convivência de cuidado e preservação.
Objetivos específicos:
- Promover socialização entre a comunidade escolar.
- Conscientizar os alunos que a conservação do patrimônio público é essencial para uma aprendizagem de qualidade e seu bem estar.
- Estimular o corpo docente, discente e demais funcionários a manter uma relação de respeito e zelo por esta escola.
- Despertar no aluno e na comunidade a consciência de que esta escola é um patrimônio de todos e que cabe a todos preservá-la.
Metodologia
As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidade e respeito ao Patrimônio Escolar.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: leituras, produções, interpretações, situações matemáticas, músicas, danças, dramatizações e etc.
O re-lançamento do projeto acontecerá no primeiro semestre de 2011, o que é perfeitamente adequado, considerando o interesse público pelo bem público, pelas causas e interesses de toda sociedade pelo bem comum.
Iniciaremos expondo para os pais e alunos o projeto. Com os pais será através de uma reunião. Com os alunos será no pátio da escola através de pequenas conversas sobre temas que envolvem o projeto.
Nomear semanalmente os monitores (alunos) do recreio para “fiscalizar” conversar e ajudar os colegas a não deixar vasilhas espalhadas nos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar matérias e plantas da escola, não destruir os banheiros, etc.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: leituras, produções, interpretações, situações matemáticas, músicas, danças, dramatizações e etc.
O re-lançamento do projeto acontecerá no primeiro semestre de 2011, o que é perfeitamente adequado, considerando o interesse público pelo bem público, pelas causas e interesses de toda sociedade pelo bem comum.
Iniciaremos expondo para os pais e alunos o projeto. Com os pais será através de uma reunião. Com os alunos será no pátio da escola através de pequenas conversas sobre temas que envolvem o projeto.
Nomear semanalmente os monitores (alunos) do recreio para “fiscalizar” conversar e ajudar os colegas a não deixar vasilhas espalhadas nos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar matérias e plantas da escola, não destruir os banheiros, etc.
* Realizar sessões de vídeo que envolva o tema em questão (Com-Vidas), Lucas, Uma Estranho no Formigueiro, Menino Maluquinho: não sei arrumar, só sei bagunçar, Ilha das Flores (Lucy), etc.
*Apresentação de slides das fotos da escola antes da reforma.
*Discussão/debate; Escola que temos.
Escola que queremos. O que fazer para chegar ao que queremos.
*Aulas vagas impossíveis de subir, dar atividades extraclasses (filmes, atividades xerocadas, jogos educativos...)
*Organizar os horários de aula no dia anterior.
* Formação de equipe para supervisionar o recreio (alunos, agentes, pais).
*Providenciar lixeiras para pátio e salas de aula.
*Determinação de espaço para os alunos se expressarem através da pintura e da escrita.
Sugestões de atividades em:
Português
Textos, leituras interpretações e produções referentes ao tema.
Música, frases, panfletos, placas, poesias...
Caça-palavras, cruzadinhas, produções de palavras e frases com nomes de coisas que pertencem ao Patrimônio Escolar...
Trabalhar a gramática a partir de um texto sobre o tema.
Matemática
Situações Matemáticas envolvendo o tema como: número de materiais conservados ou danificados, números de pessoas e/ou alunos na escola, valores gastos nas prestações de conta da escola, número de alunos por série, turma ou turno, índice de aprovação ou reprovação no ano anterior ou corrente... Cada situação poderá ser elaborada envolvendo as quatro operações, sistema de numeração decimal, fração, desafios.
Pesquisa de dados na própria escola, leitura e montagem de gráficos e tabelas.
Ciências
O tema será ponto de partida para trabalhar o Meio Ambiente e preservação, plantas, saúde, tipos de higiene, Recursos Naturais...
História/Geografia
O tema será ponto de partida para trabalhar o Município e outros Patrimônios Públicos da cidade de Marabá e arredores...
Dia da árvore (plantar árvores pela escola, preservação), Di a do estudante.
Direitos e deveres no Trânsito (quem aprende a cuidar do Patrimônio escolar, não terá dificuldade em respeitar as leis do Trânsito.)
As Regiões do Brasil e os Patrimônios Históricos.
Português
Textos, leituras interpretações e produções referentes ao tema.
Música, frases, panfletos, placas, poesias...
Caça-palavras, cruzadinhas, produções de palavras e frases com nomes de coisas que pertencem ao Patrimônio Escolar...
Trabalhar a gramática a partir de um texto sobre o tema.
Matemática
Situações Matemáticas envolvendo o tema como: número de materiais conservados ou danificados, números de pessoas e/ou alunos na escola, valores gastos nas prestações de conta da escola, número de alunos por série, turma ou turno, índice de aprovação ou reprovação no ano anterior ou corrente... Cada situação poderá ser elaborada envolvendo as quatro operações, sistema de numeração decimal, fração, desafios.
Pesquisa de dados na própria escola, leitura e montagem de gráficos e tabelas.
Ciências
O tema será ponto de partida para trabalhar o Meio Ambiente e preservação, plantas, saúde, tipos de higiene, Recursos Naturais...
História/Geografia
O tema será ponto de partida para trabalhar o Município e outros Patrimônios Públicos da cidade de Marabá e arredores...
Dia da árvore (plantar árvores pela escola, preservação), Di a do estudante.
Direitos e deveres no Trânsito (quem aprende a cuidar do Patrimônio escolar, não terá dificuldade em respeitar as leis do Trânsito.)
As Regiões do Brasil e os Patrimônios Históricos.
Recursos materiais
Câmeras digitais, TV, DVD, microsistem, laboratório de informática, biblioteca, data show, pincel, papel madeira, papel 40kg, cola e fita adesiva.
_________________________________________________________________________
Filme: Sobre a Ilha das Flores:
1- O que chamou sua atenção nesse filme?
2- Quais as conseqüências que o ser humano pode sofrer por não cuidar bem do ambiente em que vive?
3- O que podemos fazer para mudar essa realidade que é tão próxima de nós?
4- Faça uma reflexão a respeito do que você assistiu e de sua vida até agora.
5- Veja imagem de sua escola: antes (passado próximo), depois e agora.
OBSERVAÇÂO: Esse é apenas um dos planos de ação que já é realizado dentro da escola. Apesar de poucos recursos, estamos todos empenhados em um trabalho de qualidade e que visa a melhoria e qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. Esse projeto deve ser melhorado sempre que necessário
_________________________________________________________________________
PROJETO: HORTALIÇAS
JUSTIFICATIVA:
O desenvolvimento do projeto “A Horta na Escola” tem como proposta dinamizar o ensino de ciências biológicas no Ensino Fundamental, sendo utilizado como mais um recurso educacional e didático, uma vez que os adolescentes urbanos não têm a oportunidade ou depreciam essa prática agrícola.
Esse projeto procurou buscar através da prática o desenvolvimento, num espaço interdisciplinar, de motivação concreta para os alunos, além de contribuir diretamente para a sua conscientização referente ao consumo adequado de alimentos saudáveis.
A implantação de hortas em escolas vem mostrando resultados satisfatórios, onde a relação homem/meio ambiente se estreita a partir de uma atividade que envolve o exercício da cidadania e a aquisição de conhecimentos nas áreas de ecologia, geografia, química, ciências etc. Esse espaço torna-se democraticamente de todos à medida que os pais e moradores da localidade estiverem envolvidos no processo de implantação da horta, mobilizando a comunidade interna e externa.
OBJETIVO GERAL:
*Criar uma horta juntamente com alunos, professores, pessoal de apoio, direção e comunidade extra exterior (pais de alunos).
OBJETIVO ESPECÍFICO:
*Tornar mais concretos e próximos do dia–a-dia do aluno temas normalmente estudados apenas teoricamente, tais como o uso e conservação do solo, erosão, assoreamento, adubação e agrotóxicos, entre outros.
*Oferecer motivação concreta para que os alunos se interessem por conhecer os tipos de alimentos, sua composição e as principais fontes de proteína, vitaminas e sais minerais.
*Estimular o desenvolvimento de hábitos em relação ao consumo de verduras e
legumes.
*Utilizar a horta como espaço de observação da cadeia alimentar.
PÚBLICO ALVO:
Pais, alunos, professores, pessoal de apoio, pessoal administrativo e comunidade.
METODOLOGIA:
Durante o nosso trabalho o projeto será submetido constamente a transformações e melhoramento no que necessário.
O projeto será realizado através de:
Semeadura ou Plantio
1) Sementeira – A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.
2) Transplante – O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas. Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas.
Seleção de Hortaliças para Plantio
Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):
a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
b) Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
c) Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.
Manejo da Horta
Serão levadas a efeito no manejo da horta:
* Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
* Retirar plantas invasoras;
* Afofar a terra próxima ás mudas;
* Completar nível de terra em plantas descobertas;
* Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);
Colheita e Higienização
A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.
Consumo
A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.
1) Sementeira – A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.
2) Transplante – O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas. Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas.
Seleção de Hortaliças para Plantio
Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):
a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
b) Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
c) Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.
Manejo da Horta
Serão levadas a efeito no manejo da horta:
* Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
* Retirar plantas invasoras;
* Afofar a terra próxima ás mudas;
* Completar nível de terra em plantas descobertas;
* Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);
Colheita e Higienização
A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.
Consumo
A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.
RECURSOS HUMANOS:
Alunos e todo o corpo docente da escola e comunidade exterior.
RECURSOS MATERIAIS:
Computador para pesquisa, enxada, garfo de horta, sementes, mudas, esterco (adubo orgânico), garrafa pet, água, par, terra, madeira, mangueira, balde, regador, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será quantitativa e qualitativa na medida em que se observa o aproveitamento obtido pelos alunos. Será ainda feita na forma de observação, participação empenho e desempeho de todos que estão ligados ao projeto.
CRONOGRAMA:
O trabalho se iniciará no mês de fevereiro de 2011 e o periodo de duração será por tempo indeterminado, pois pretendemos realiza-lo permanentemente na escola Irmã Theodora.
__________________________________________________________________________________
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FACULDADE DE BIOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MODALIDADE À DISTÂNCIA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ THEODORA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CAVALCANTE
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ÁGUA AZUL
PROJETO
AÇÃO COMUNITÁRIA PARA O CONTROLE DO AEDES AEGIPTY
Marabá – Pará
2011
PROJETO: AÇÃO COMUNITÁRIA PARA O CONTROLE DO AEDES AEGIPTY
PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar da escola e a comunidade municipal de ensino fundamental Irmâ Theodora, Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cavalcante em Marabá e Escola Municipal Água Azul, de Água Azul do Norte.
DURAÇÃO:
Duas semanas, do início até a culminância do projeto.
De 16 de março a 01 de abril de 2011.
OBJETIVO GERAL:
* Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Identificar as causas de ocorrência de epidemias;
*Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento da dengue;
*Identificar a dengue;
*Reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;
*Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
*Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty;
*Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue;
*Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;
*Desenvolver a cidadania;
*Aplicar os conhecimentos adquiridos.
JUSTIFICATIVA:
Este Projeto tem por objetivo informar a comunidade escolar sobre os perigos do mosquito causador da dengue, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus dessa doença no estado do Pará e suas cidades e municípios apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde dos municípios. Por esse motivo, as Escolas resolveram desenvolver esse projeto, com o objetivo de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDES AEGIPTY, causador da dengue.
PROBLEMATIZAÇÃO:
O que fazer para combater o mosquito AEDES AEGIPTY, determinante de uma doença que muitos acham que é simples, mas que causa tanto mal a sociedade Marabaense.
DESENVOLVIMENTO:
Em um período de duas a três semanas as escolas citadas acima estarão movimentando-se na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegipty, utilizando-se de atividades voltadas para o esclarecimento de como se manifesta e de como se prolifera esse terrível mosquito.
METODOLOGIA:
- Apresentação de slides;
- Palestra com os professores colaboradores da escola e alunos da UFPA;
- Pesquisas sobre o assunto;
- Entrevistas;
- Confecção de cartazes;
- Reportagens;
- Folders.
RECUSSOS E MATERIAL:
Laboratório de informática, textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, paródias, textos dos alunos, poesias e versos, DVD, CD, data show, maquina fotográfica, pendrive, papel, tesoura, cola, lápis de colorir, pincel, fita adesiva, vídeo Ilha das Flores.
CONCLUSÃO:
Todo trabalho realizado durante a campanha contra a dengue será apresentado e exposto na escola, registrado através de fitas de vídeos, fotografias, cartazes, maquetes e relatórios finais.
CRONOGRAMA:
Escola Irmã Theodora
Semana/dias | Confecção do projeto | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
1ª semana | Assistir reportagens e noticiários que tratem do assunto. Pesquisas no laboratório de informática e entrevista. | X | X | X | X | X |
2ª semana | Confecção de folders e apresentação do assunto na escola com palestra e apresentação em slides. | X | X | X |
PROJETO DE COMBATE A DENGUE
EMEF PEDRO CAVALCANTE
TURMA DO 3º ANO / 1º CICLO
PROFª SANDRA CRISTINA LIMA
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
DATA | DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES | LOCAL |
23/03 | Levantamento dos conhecimentos prévios, apresentação do projeto com o uso de cartaz. | Sala de aula da EMEF Pedro Cavalcante. |
24/03 | Pesquisa e leitura de texto na internet, para uma melhor assimilação. | Laboratório de Informática da EMEF Pedro Cavalcante. |
25/03 | Coleta de água com larvas em suas residências e palestras nas demais salas com exposição do material coletado. | Salas de aula da EMEF Pedro Cavalcante. |
29/03 | Visita aos terrenos baldios e quintais das casas dos alunos. | Pesquisa de campo. |
30/03 | Distribuição de folders informativos como produto final. | Salas de aula da EMEF Pedro Cavalcante. |
Site oficial do ministério da Saúde http://portal.saude.gov.br/saude/ Brasil Unido contra a Dengue: http://www.combatadengue.com.br/ Cartilha distribuída pelo Posto de Saúde. CRÉDITOS AOS ALUNOS E PROFESSORES, em especial a Lucy silva e Esmeralda Soares (geografia), Débora e Flávio (Ciências) DA ESCOLA Irmã Theodora e a todos que participaram de forma direta para o desenvolvimento e aplicação do projeto e aos alunos da EAD-LICBIO-UFPA: Alice Gomes da Silva, Divino Carlos Moreira de Souza, Luana Pinheiro Lima, Maria Rosivan Soares da Silva e Sandra Cristina Lima. |