Cultura/Eventos


EVENTO: I MOSTRA DE VÍDEOS EXPERIMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARABÁ

Nesta Sexta-feira 06 de maio de 2011 será o dia onde saberemos quem são os mais novos cineastas mirins das escolas municipais de Marabá. O evento que apresentará diversos vídeos produzidos por alunos e professores. O Cine Marrocos será o local de apresentação da I Mostra de Vídeo Experimental Estudantil das escolas municipais de Marabá. O evento, organizado pela Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), irá exibir os melhores trabalhos audiovisuais realizados por professores e alunos da rede pública municipal de ensino.
A mostra de vídeos teve como tema “Cidade, Minutos, Memórias” e foi organizado pelo Departamento de Tecnologia Educativa (DTE) da Semed, com objetivo de divulgar através do audiovisual os aspectos culturais do município, utilizando para isso as novas tecnologias para a preservação da memória regional, em especia de nossa cidade linda que é Marabá.
Segundo Hila Zoé Neves, coordenadora do DTE, em sua primeira edição irão participar do evento trabalhos audiovisuais de 26 escolas públicas do município, que se inscreveram para participar em quatro categorias, que irão receber como premiação aparelhos eletrônicos e jogos educativos."
A história da arte no Brasil
A história da arte no Brasil
A arte começou desde nossos antepassados, entretanto com o passar do tempo tudo foi se evoluindo e conseqüentemente se aprimorando. A arte brasileira é uma linguagem que serve como uma designação de toda a arte produzida aqui no Brasil desde a época pré-colonial até os dias atuais. A arte de antigamente é conhecida como pinturas rupestres. No Brasil vemos nas artes antigas imagens relacionadas aos nossos índios, chegado dos portugueses entre outras que temos como referência de nosso passado. A Academia Imperial de Belas Artes foi consolidada no Rio de Janeiro e foi a primeira do nosso país. Primeiramente temos a arte rupestre, logo em seguida a arte indígena. Os principais pintores brasileiros foram: Abelardo da Hora, Adriana Varejão, Alair Gomes, Aldemir Martins, Aleijadinho, Alex Flemming, Alexandre Paiva, Alexandre Rapoport, Cândido Portinari, Carlito Carvalhosa, Carlos Breseghello, Carlos Fajardo, Carlos Gomes Lacerda, Carlos Vergara, Carlos Wladimirsky, Carmela Gross, Cassio Vasconcellos, Daniel Acosta, Daniel Escobar, Daniel Senise, Debret, Di Cavalcanti, Diana Domingues, Didonet Thomaz, Eduardo Camões, Franz Krajcberg, Franz Weissman, Karin Lambrecht entre outros. Aqui está um pouco da nossa história!
____________________________________________________________________




16 De Maio

Caps Lock

Composição : Max Matta
O tempo ainda não apagou
Suas pegadas na areia, mas dessa vez não vejo mais você
Não te tenho, nem deveria querer te ter
Mas amar não é escolha, é simplesmente te querer e te querer
Agora, que voltei pra casa vou te ligar
Sua voz é oxigênio
Preciso voltar a respirar
Mas eu sinto que te perdi
Num segundo tudo era tão estável pra mim
E um outro agora tomou o meu lugar
Depois de tudo, tudo, que eu queria perdoar
E eu não quero mais falar de amor
E eu não suporto mais querer te amar
Como você pôde esquecer de tudo e me pedir pra esquecer
Agora que minha vida é mais sua do que minha
Um dia, suas palavras, sua máscara ao chão
Quantas coisas nessa vida, não passam de ilusão
Eu não reclamo do meu destino, eu aprendo uma lição
Se entregar de corpo e alma, e refletir com muita calma
Quem merece meu amor
No fundo, sempre soubemos quem você era de verdade
É engraçado como tudo, é tão visível para o mundo
É das pequenas coisas que se enxergam as grandes
Mas eu sei que já te perdi
E agora tudo é tão instável pra mim
Alguém melhor que eu tomou o meu lugar
Depois de tudo, tudo, que eu queria te falar
--------------------------------------------------------------

Lama Nas Ruas

Zeca Pagodinho (Composição : Almir Guineto/Zeca Pagodinho)

Deixa
desaguar tempestade
Inundar a cidade
Porque arde um sol dentro de nós
Queixas
sabes bem que não temos
E seremos serenos
Sentiremos prazer no tom da nossa voz
Veja
o olhar de quem ama
Não reflete um drama, não
É a expressão mais sincera, sim
Vim pra provar que o amor quando é puro
Desperta e alerta o mortal
Aí é que o bem vence o mal
Deixa a chuva cair, que o bom tempo há de vir
Quando o amor decidir mudar o visual
Trazendo a paz no sol
Que importa se o tempo lá fora vai mal
Que importa?
Se há
tanta lama nas ruas
E o céu
é deserto e sem brilho de luar
Se o clarão da luz
Do teu olhar vem me guiar
Conduz meus passos
Por onde quer que eu vá

Veja
o olhar de quem ama
Não reflete um drama, não
É a expressão mais sincera, sim
Vim pra provar que o amor quando é puro
Desperta e alerta o mortal
Aí é que o bem vence o mal
Deixa a chuva cair, que o bom tempo há de vir
Quando o amor decidir mudar o visual
Trazendo a paz no sol
Que importa se o tempo lá fora vai mal
Que importa?
Se há
tanta lama nas ruas
E o céu
é deserto e sem brilho de luar
Se o clarão da luz
Do teu olhar vem me guiar
Conduz meus passos
Por onde quer que eu vá (se há)
Se há
tanta lama nas ruas
E o céu
é deserto e sem brilho de luar
Se o clarão da luz
Do teu olhar vem me guiar
Conduz meus passos
Por onde quer que eu vá.
O significado da Páscoa...
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:
wpe1.jpg (25964 bytes)
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
 
aeggs.gif (448 bytes) Vamos ver agora como surgiu o chocolate...


Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
 
veggs.gif (2041 bytes) E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
 
ceggs.gif (456 bytes) Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?


O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:
  • 2000 - 23 de abril
  • 2001 - 15 de abril
  • 2002 - 31 de março
  • 2003 - 20 de abril
  • 2004 - 11 de abril
  • 2005 - 27 de março
  • 2006 - 16 de abril
  • 2007 - 08 de abril
  • 2008 - 23 de março
  • 2009 - 12 de abril
  • 2010 - 04 de abril
Vamos conhecer agora
os outros símbolos da Páscoa!
bunsher2.gif (7352 bytes)
 







Home Apresentação Os Símbolos O Ovo Proposta de Atividade Nossos Trabalhos
egg10b.gif (2001 bytes) egg11b.gif (1949 bytes) egg13b.gif (1734 bytes) egg14b.gif (1678 bytes) egg15b.gif (1870 bytes) egg16b.gif (1714 bytes)




A Arte de Ensinar





Maria Rosivan Soares da Silva
Eu estou aqui...
E estou em muitos lugares...
Eu canto, às vezes danço, e pulo também,
Eu dou risadas e choro de dor ou de amor.
De alegria também.
Eu brinco de ser
De faz de conta
Só pra melhor viver
Eu encanto,
Eu aumento meu encanto.
Eu aumento o teu encanto.
Eu construo e reconstruo, mudo de lugar
E volto a mudar.
Eu planto a semente do conhecimento
E todos os dias a rego do jeito que sei.
Eu a cultivo e conservo.
Para que essa árvore cresça e se espalhe,
Por outras vidas,
Eu estou aqui...
E estou em muitos lugares
E se não me encontrares, não te assuste.
Descanso um pouco para voltar,
Porque estou pensando,
Provavelmente criando.
Para amanhã continuar e voltar a semear.