quarta-feira, 12 de outubro de 2011

VISITA A RESERVA AMBIENTAL DE MURUMURU

A viagem para conhecer a Reserva Ambiental de Murumuru foi um sucesso. Os alunos se divertiram bastante e conheceram a biodiversidade do local. O Senhor Noé von Atzingen  apesentou aos alunos e professores várias plantas e tipos de ecossistemas.
A reserva é um lugar muito interessante, parabéns ao senhor  Noé von Atzingen pelo trabalho na reserva.


Em 1978 , Noé von Atzingen comprou a área com 40 hectares onde hoje é a Reserva Ambiental Murumurú. Quase tudo ali era juquira. Foram muitos anos de trabalho arrancando capim e plantando árvores, principalmente essências nativas. A casa da reserva foi construída em 1981 utilizando materiais locais como: barro, palha de babaçu, cipó etc. Ao longo dos anos, a Casa sofreu algumas modificações, sem no entanto, perder suas características originais.
Em 30 anos de muito trabalho e dedicação conseguimos transformar aquela área degradada, em uma floresta em franca regeneração, enquanto ao nosso redor, praticamente toda a floresta original foi destruída e deu lugar à pastagem.
A RAM é um bom exemplo de recuperação de área degradada, preservação e uso sustentado dos recursos naturais, tanto que já foi tema de programas de televisões locais, nacionais e internacionais. Ali já estiveram grandes personalidades como: Governadores, representantes de grupos ambientalistas de renome mundial, escritores, poetas, cientistas, e mais de 20 mil pessoas já visitaram a reserva. Temos recebido muitas visitas de escolas e universidades para discutir, aprofundar e apreciar os conhecimentos sobre o meio ambiente.
Na Reserva, nunca queimamos lixo nem folhas das árvores, elas são usadas para adubar as plantas. O lixo inorgânico (latas, plásticos, vidros) é reutilizado ou enterrado. O lixo orgânico é transformado em adubo.
No decorrer do tempo, plantamos na RAM mais de 8 mil árvores, como mogno, castanha, ipê, jatobá, faveira, cumarú, angelim etc., inclusive o famoso Pau-Brasil. Mantemos também um orquidário com cerca de 5 mil orquídeas para estudo cientifico e visitação.

Na RAM existem 2 tipos de ecossistemas: floresta de terra firme (nas áreas mais altas) onde podemos encontrar, o ipê, a castanheira, o cumarú, o babaçu, o inajá e o cupu, e a floresta de várzea (nas áreas que alagam no período das chuvas), nela encontramos o açaí, o arapari, o buriti, a sumauma, etc. Os estudos da flora nativa na reserva apresentam número surpreendentes. São mais de 700 espécies vegetais, sendo: 250 espécies de árvores, 22 de palmeiras, 70 de espécies de cipós, mais de 300 espécies de plantas ornamentais, 25 espécies de orquídeas, 39 espécies medicinais, 05 espécies de plantas parasitas, 17 de plantas venenosas e 46 espécies aquáticas.


 Texto Escrito por:  Noé Von Atzingen, biólogo presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá.

3 comentários:

  1. Esta visita foi muito legal, e tambem muito explicativa, principalmente para concientizar-mos sobre o nosso papel na conservação ambiental de cada um de nós. Foi d+..

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo belo passeio, realmente a reserva é muito bonita. A proveitem bem as proximas viagens,

    ResponderExcluir