sexta-feira, 15 de abril de 2011

JOGO DE DAMA

         A partir das 10:00 horas da manhã haverá na escola Irmã Theodora partida de jogo de dama com os alunos que pagam dependência de Língua Portuguesa. Projeto elaborado e organizado pelo professor Darcy Almeida.Segundo ele, é  uma excelente maneira de inovar e fugir da velha rotina, pois os alunos gostam de competir  entre si de forma sadia e isso quando acontece eles ficam motivados pois favorece o interesse  deles pelas aulas, tornando o ambiente escolar mais prazeroso e diminuindo a ausência em sala de aula.



        O jogo de damas não é apenas uma distração. É, além disso, um importante exercício intelectual, com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável.
       Ele constitui uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, a reflexão, melhorando a aplicação nos estudos. É uma prática que prende a atenção, obriga a concentrar-se, a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. Muitos alunos encontram neste jogo um meio de desenvolver sua criatividade, ou pelo menos, desenvolvem seu potencial intelectual, que às vezes, demoraria muito para se desenvolver pela falta de estímulos adequados.
     É preciso aprendam as regras, familiarizem-se com o tabuleiro, descubram seus aspectos físicos e sua geometria, procurem a solução de pequenos problemas.
     A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países de terceiro mundo. Esta atividade favorece o desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e, também de concentração. Além disso, quando este jogo é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento no sentido da auto-confiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e, paralelamente, progredir em outras disciplinas acadêmicas.
     O imenso mérito deste jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal.
     Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo:
a) raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
b) organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
c) imaginar concretamente situações futuras próximas;
d) prever as prováveis consequências de atos próprios e alheios e
e) tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.
     O aprendizado deste esporte incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória.
     Por outro lado, este jogo é uma atividade recreativa que permite à criança assumir atitude própria, dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente em seu grupo social.
     No que tange à aquisição do julgamento moral, a prática deste esporte conduz à positiva experiência do ganhar e do perder, assim como à formação do caráter, permitindo o desenvolvimento de qualidades tais como: paciência, modéstia, prudência, perseverança, auto-controle, auto-confiança, e, principalmente, a sublimação da agressividade.
     Pesquisando-se o ensino deste esporte nas escolas foi constatado o seguinte:
a) o jogo de damas, ensinado metodicamente, constitui um sistema de estimulação intelectual capaz de aumentar o Q.I. das crianças;
b) o aluno adquire através da aprendizagem e prática deste jogo, um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos;
c) o jogo de damas é considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas capacidades psíquicas e até físicas e;
d) a introdução do jogo de damas no ensino escolar é um elemento ideal para cultivar o pensar.

Créditos de texto: Colégio Amori

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